Mistery Blog

Mistery Blog

segunda-feira, 15 de julho de 2013

"The Hobbit: An Unexpected Journey"

Contém ESPOILERS!

The Hobbit faz o que um filme como este – o retorno a uma franquia após quase uma década – “deve” fazer: mostra o que aconteceu logo antes da festa de despedida de Bilbo, mostra planos remetentes à trilogia original, mostra Gollum. Digo isso porque não dá para dizer que o filme faz homenagens. Tudo soa forçado.

Logo no início, há dois quase-números musicais totalmente fora de contexto: primeiro, um bastante original em que sujeitos desleixados cantam alegremente enquanto comem e bebem. Depois, os anões fumam e cantam. Só cantam. Todos.

O filme é incrivelmente esticado. Já não bastava dividir um livrinho daquele ser divido em 2 filmes (3, agora - não li, mas não acredito que haja tanto conteúdo). Já era lógico que os filmes seriam longos, mas não tanto. Além disso, o roteiro é repetitivo, enfiando os hobbits em inúmeros perigos, que não provocam tensão alguma, já que sabemos que Bilbo sobrevive a todos e nunca conseguimos nos importar com os personagens novos, pois são praticamente iguais e unidimensionais.

O humor pastelão (prefiro o termo em inglês) é só um tempero. Conseguimos rir de verdade em poucos momentos.

A trilha sonora e o visual não poderiam ser menos que excelentes. Entretanto, Peter Jackson, coitado, se cansou de entender das coisas e não faz ideia do que é esse tal de "3D" de que os jovens tanto gostam.


Medíocre - 5/10